Consumismo e os produtos de cabelo...

- 11/30/2012

Oi gente, tudo bem?
O post de hoje é um pouco diferente...
Não é uma dica sobre cabelos e também não é uma resenha...

Hoje eu vou falar sobre:

Consumismo...




Pois é... Eu pensei bastante sobre fazer esse post ou não, afinal o blog é sobre cabelos então não sei se vocês gostariam de ler algo que não fosse relacionado isso. Mas pensei melhor e cheguei a conclusão que os assuntos se relacionam sim.

Eu adoro testar novos produtos para os cabelos, estou sempre a procura de uma novidade sobre assunto, gosto tanto disso tudo que resolvi criar o blog.

Sei que muitas de vocês também adoram o assunto e por isso lêem o blog...

Mas fico me perguntando, até onde isso tudo é saudável?

Estamos sempre lendo resenhas, desejando e comprando novos produtos, produtos que muitas vezes não precisamos, produtos que testamos usamos e ficam encostados...

Muitas vezes já sabemos quais produtos ficam bem nos nossos cabelos, mas estamos sempre comprando novos produtos pelo prazer de testar coisas novas.
Cuidar de cabelos é um hobby, e ter um hobby é algo saudável, mas devemos ter cuidado com essa vontade excessiva de comprar novos produtos que muitas vezes nem precisamos. Compramos pelo prazer de comprar, ou por que vimos em algum lugar que produto “X” é muito bom...

Enfim, resolvi escrever o post, pois atualmente estou com muitos produtos aqui casa, e mais produtos do que dou conta de usar, e ainda sinto vontade de comprar mais produtos. Os produtos que não uso  eu acabo dando para as minhas amigas, ou seja, compro produtos uso algumas vezes e muitas vezes me desfaço deles. Eu não me desfaço por que não gostei, ou por que não são bons, é simplesmente por que não dou conta de usar tudo.

Sei que muitas meninas também passam por essa situação, por isso resolvi escrever o post. E também resolvi assumir um compromisso comigo mesma, de parar de comprar produtos por um tempo e consumir com mais responsabilidade.

Afinal, esse consumismo excessivo não é bom para ninguém, nem para nossa saúde, nem para o nosso bolso e muito menos para o planeta. 

Para fazer o cronograma capilar, só precisamos de três máscaras, uma de hidratação, uma de nutrição e uma para reconstrução. As fases de hidratação e nutrição podem ser realizadas com marcas comerciais e baratas, a fase reconstrução é que exige um investimento maior, mas ainda assim não é necessário gastar rios de dinheiro.

Enfim queria dividir isso com vocês, afinal cada um de nós tem uma responsabilidade muito grande com o futuro do planeta e consumir de forma consciente é o primeiro passo para mudar.


Devemos mudar nossa forma de consumir, não só com cosméticos mas com todas as outras coisas. Aproveitando o papo "eco- consciência" queria indicar um documentário que assisti na faculdade essa semana, ele se chama "A última hora", recomendo o filme é muito bom.

Recentemente eu vi um vídeo na internet, que por incrível que pareça é o vídeo de uma campanha publicitária! Mas gostei muito do vídeo e resolvi postar ele aqui para dividir com vocês, recomendo muito que assistam, ignorem a parte da propaganda do produto e tentem se ligar na mensagem que o vídeo passa, haha. 



"...por que consumir com prazer deixando de lado os excessos, é mais gostoso e faz muito mais sentido..."



A Lucy fez uma série de posts sobre consumismo, os posts são ótimos vale a pena conferir: Aqui, aqui

Espero que tenham gostado do post. Deixem sua opinião. O que acham sobre o assunto? Estão consumindo demais? Deixem nos comentários!

Obrigada a todos, beijos e até a próxima!

30 comentários:

Unknown on 30 de novembro de 2012 às 18:52 disse...

É bem isso né Carol, tbm me corrijo, mas olha, não sou consumista assim não, viu! Compro aquilo que preciso e ponto. E mesmo assim, tenho muito produto em casa, mas ai do pra minha irmã, sobrinhas e minha mãe, porque senão, não dá né...
Mas ta certa, tem que saber comprar, e aprender a controlar mesmo..

bjokas

keila cristina on 30 de novembro de 2012 às 19:06 disse...

adorei o post eu sou consumista e muito,mas já parei em questão de maquiagem já tem um ano q não compro só si um item acabar e com o cabelo to fazendo o mesmo usando uma mascara em cada fase ate acabar e vou comprar só quando acabar!eu tenho muita mascara vai demorar a acabar!

Jo Turquezza on 30 de novembro de 2012 às 19:08 disse...

Agora já estou comprando muito menos, só o que realmente preciso. Comprava muito creme, máscara .... Não uso sempre a mesma coisa, vou trocando de marca, mas quando já está acabando a anterior.
É melhor assim.
Não quero virar compulsiva rsrsrs
Beijos.

Jullyane Marques on 30 de novembro de 2012 às 19:10 disse...

Meu maior desejo é parar de comprar!!! Tem coisas que nem preciso. Eu tava falando esses dias que se eu falir, ainda tenho produto p usar por 1 ano :h

Anônimo disse...

post perfeito Carol, estava pensando nisso tambem esta semana, ando comprando muitos produtos, um atras do outro, e nem dou conta de usar tudo .. por isso irei abraçar essa causa, e dar um tempinho mais para o meu bolso que ja está de dar dó coitado, não aguenta gastar mais com tantos produtos de cabelo. rs
Beijos e parabens pelo post !

Carolina Barbosa on 30 de novembro de 2012 às 19:51 disse...

Liia, Pois é esse compro o que preciso é que é problema..haha Mas vc é profissional e por isso tem que ter muitas coisas em casa. Obrigada pela visita e apoio :a Beijos!


Keila, Pois é Keila temos que nos policiar, comprar não é pecado, mas comprar demais é...hahaha Obrigada pela visita :a Beijos


Turquezza, Que bom que vc está conseguindo comprar menos, também estou nessa luta! Obrigada pela visita :a Beijos!


Jullyane, Se eu falir também tenho produtos por um ano ou mais! haha Obrigada pela visita :a Beijos

Carolina Barbosa on 30 de novembro de 2012 às 20:05 disse...

Monna, Que bom que gostou do post! Realmente não damos conta de usar tudo, temos que ter amor ao nosso bolso e também pensar no futuro do nosso planeta. Obrigada pela visita :a Beijos

Leticia on 30 de novembro de 2012 às 20:11 disse...

Oi, Carol

Gostei muito do seu post, porque eu tbm me questiono, me policio e tomei certas decisoes tbm!

Veja bem, ano passado fiz um 'desapego' - vendi muitas frações, pq fazer 'estragar' o meu dinheiro dentro de gavetas não é nada correto.

Passei a trocar amostras com amigas-cabelisticas, com isso pude testar, ajudar o pessoal resenhando sobre a quimica e a ação dos produtos...

Mas dei um tempo bem psicologicamente correto!!!
Além do mais tenho pouco cabelo e o que fazer com tantos produtos?!?!?!

Venda ou troque, amiga! Não deixe parado seus produtos!!!

Mil beijokasss
Lele

http://reviewsdecosmeticos.blogspot.com.br/

Angie on 30 de novembro de 2012 às 20:16 disse...

Olá Carolina,
Eu fiz um comentário para a Karine Viega estes dias no Face sobre isto, eu não tenho nada contra quem gaste, mas acho que a vida é feita de prioridades.

Eu por exemplo já gastei muito com cabelo, roupas, perfumes, e tudo mais, porém hoje tenho uma filinha de 3 aninhos, e para mim ela sempre será minha prioridade! Então as vezes sou até muquirana de mais comigo mesma, mesmo que esteja precisando penso duas vezes antes de comprar, e muitas vezes se compro fico com peso na consciência, de que podia ter comprado algo para ela, em vez de para mim!!!

Adorei a postagem!!! Acho que é um assunto polêmico principalmente nesse nosso meio!!!

E mudando de assunto totalmente, hoje falei com o pessoal da SAC da Garnier, e eles não tem como informar os componentes específicos do Hidraguard pois é uma fórmula patenteada, um "segredo" afffff

Fiquei na curiosidade!!! kkkkkk

Beijinhus

Lucy Viana on 30 de novembro de 2012 às 20:27 disse...

Sua linda! Obrigada por indicar!

É isso ai Carol, e na época de festas ficamos mais afoitas ainda... E sabe o que é pior? O povo achar que o mundo vai acabar e sair comprando tudo hahahahahahaha (brincadeirinha!) Tem que avisar mesmo, acabamos sem o intuito incentivando a compra...

Beijos
Lucy

Erika Nasch on 30 de novembro de 2012 às 20:53 disse...

Carol, eu já tinha visto esse vídeo...muito bom! Olha,a única coisa que me faz gastar em mais do que eu preciso, são os produtos de cabelo. O resto, nem ligo muito... mas mesmo assim, tenho meus limites. É raro eu comprar cosméticos importados, e não faço exorbitâncias não. Mas confesso que tenho que me controlar..rs
Ótimo post! Bjks
http://clubedocabeloecia.blogspot.com.br

miss m on 30 de novembro de 2012 às 21:04 disse...

è verdade sim. Eu era uma dessas, e continuo sob muitos aspectos. Eu parei de comprar produtos de cabelo pq já tinha muita coisa, e demorou mais de 1 ano para eu fazer a primeira compra novamente.Defini q só podia comprar para reposição depois q acabasse com todas as similares, tipo, uma mascara de nutrição nova depois q todas as outras acabassem, e e enfim...eu me dou a desculpa q eu mesmo faço tudo em casa(minha mãe era cabeleleira e sei fazer qse tudo) e com isso economizo, mas...tudo tem limite. E o pior q comigo n é só cabelo.È unha, é maquiagem...aí decidi por em limite para tudo, tipo, se eu já tenho um batom vermelho azulado, n posso ter outros. Tem q ser diferente para justificar a compra.E assim vai...batom, produtos de cabelo e paletas de sombra...meu fraco!

miss m on 30 de novembro de 2012 às 21:05 disse...

A minha sorte é q roupa e sapato eu literalmente n dou amínima.

Unknown on 30 de novembro de 2012 às 22:42 disse...

Eu penso nisso também, o tempo todo. Comparando a o que vejo por aí me considero com pouca coisa, mas vou tentar lutar para que isso se torne menos ainda...

Ana Raquel on 1 de dezembro de 2012 às 10:51 disse...

Oi, Carol! Ótimo post!!
Eu não sou tão consumista não. Já me controlei pois agora eu quero é terminar de usar os produtos todos que já comprei. :j

Bjs

Fabiana Lima on 1 de dezembro de 2012 às 11:44 disse...

Sou muito consumista sim, principalmente com maquiagens. Tenho pensado muito em moderar as minhas compras. Este ano fiquei 4 meses só comprando o necessário. Foi ótimo! Quando voltei a comprar produtos não necessariamente necessários acabei, novamente, me descontrolando. Ou seja, é um processo de educação constante. Nós, amantes de produtos de beleza, precisamos muito pensar no consumo consciente. Parabéns pelo post! Beijos

Miguel de Biaso on 1 de dezembro de 2012 às 14:34 disse...

Parabéns, Carol.
Sem dúvida, o consumismo acaba com o planeta e com as pessoas que vivem nele, qse sempre as vítmas são os mais pobres. Não em refiro apenas ao cabelo, mas ao consumismo como um todo, ao excesso de roupas, aos celulares novos que surgem todas as semanas, que temos que comprar, que temos que ter, que só podemos ser felizes se tivermos... não podemos esquecer, contudo, que 1/3 da população mundial passa fome para poder sustentar esse consumismo esquizofrênico que se implantou.
Temos sim que consumir com consciência, temos que saber de onde vem os produtos, temos que dar preferência a produtos sustentáveis, podemos da preferência a produtos que não testam em animais, a produtos que promovem ações ambientais... enfim, consumir com consciência.
=]

Andressa Gava on 1 de dezembro de 2012 às 21:19 disse...

Sou consumista com sapatos... Tenho tantos e alguns eu nunca sequer usei :/ Mês passado dei 12 pares embora. Eu adorei o post e realmente bate na consciência, o que cada um deve fazer é mudar os hábitos ruins e viver de uma forma positiva. Minha mãe sempre me alerta quanto à isso, mas quase nunca dou ouvidos para ela :/
Parabéns Carolina! Amo seu blog.
http://madame-charmeuse.blogspot.com.br/

Unknown on 1 de dezembro de 2012 às 21:31 disse...

Olá Carol adorei seu post era exatamente o que eu precisava ler para me incentivar a parar de comprar tanta coisa para o meu cabelo mesmo sem necessidade ,pois já tenho um estoque em casa e tem produtos que eu usei apenas duas ou três vezes e estão parados sem uso, eu não posso ver produtos para cabelos que já fico louca para comprar mesmo que não esteja precisando,e só me dei conta esses dias quando o meu marido me alertou e falou que eu estava gastando todo o meu dinheiro em produtos para cabelos e tinha que parar com isso.
Sem duvida o seu post me ajudou muito.
Obrigado

Danielle on 2 de dezembro de 2012 às 00:39 disse...

Oi, Carolina! Esse é o meu primeiro comentário no seu blog e não é à toa. Eu adorei ler isso, pois vc já sabe que reclamo sobre isso com vc já tem um tempinho. hehehe
Então, desculpa a inconivência mas eu vim botar o link do meu blog aqui, pois tem um post novo (depois de meses) onde eu falo sobre minhas mudanças. E pra relacionar os nossos blogs, digo que minha mudanças interiores coincidiram com as mudanças no meu cabelo nesse tempo que tô morando longe. É isso. Beijos, estou com saudades! http://foiceotempodenovo.blogspot.com.br/

Danielle on 2 de dezembro de 2012 às 00:41 disse...

Ah, como eu não sou consumista com produtos de cabelo, aceito doações! Pratiquem o desapego! hehehhe

Carolina Barbosa on 2 de dezembro de 2012 às 01:22 disse...

Leticia, fiquei tão feliz em ver vc aqui! Pois é estou me policiando também e já faço trocas com amigas, aliás isso é a melhor coisa! Algumas coisas eu dou para amigas tbm, não é certo deixar produto estragando e perder dinheiro tbm né?! Beijos e obrigada pela visita :a



Angie, pois é nesse meio de blogs parece ser bonito ter mais do pode usar... enfim não isso certo, temos demais enquanto outras pessoas tem de menos..poxa uma pena a garnier não poder informar os componentes do hydraguard né?! Obrigada pela visita :a Beijos!


Lucy, pois é...por testarmos muitas coisas acabamos sem querer influenciando a compra e essa não é minha intenção...Obrigada pela visita :a Beijos!!!


Erika, esse video é demais msm né?!
pois é cosméticos de cabelos é meu fraco, e acabo gastando demais! Obrigada pela visita :a Beijos


Miss M, todo mundo tem um fraco né?! No seu caso cosméticos! Nossa demorou mais um ano para vc comprar de novo? Acredito que se eu parasse de comprar completamente eu tbm levaria todo esse tempo! Obrigada pela visita :a Beijos!



Amanda, acho que compro além da conta, mas quando vejo por ai tem gente que compra muiiito mais, vejo blogueiras que possuem muito, muito,muito mais do que podem usar! Não acho isso legal...Obrigada pela visita :a Beijos



Ana, também estou com esse compromisso de usar os produtos que tenho! Obrigada pela visita :a Beijos!


Beleza de preta, que bom que gostou do post! Realmente é como vc falou é um hábito que devemos adotar e esse policiamento deve ser constante. Fico tão feliz quando compro menos, e atualmente estou comprando menos graças a Deus! Obrigada pela visita :a Beijos!



Miguel, adorei seu comentário! Vc tocou em um outro ponto importante, temos muito e outros não tem nada...E justamente nào tem nada, para sustentar esse nosso vício de ter...E isso gera um planeta "doente" e uma geração de pessoas vazias...Eu esqueci de falar sobre isso no post, é um ponto muito importante a ser lembrado! Obrigada pela visita :a Beijos



Andressa, fico feliz que goste do blog. Tesmo que tentar mudar consumir demais não é bom para ninguém! Obrigada pela visita :a Beijos!



Luciana, fico muito feliz que tenha ajudado! Essa era mesmo a minha intenção, alertar as pessoas! Vá com calma, e com moderação, estamos juntas nessa luta, haha. Obrigada pela visita :a Beijos!



Danielle, Amei saber que tem post novo! vou correndo conferir! Pois é vc ja tinha comentado várias vezes sobre meu vício! E pode ficar tranquila que amo praticar o desapego! Obrigada pela visita :a Beijos!










Blog da Reh on 2 de dezembro de 2012 às 02:26 disse...

Super bem analizado flor! Adorei mesmo :D
Flor! Conheci seu blog passeando pela net! Te convido para conhecer meu canal do youtube e blog e se inscrever nos dois se possível! Obrigada!! Me mande um recado para eu te seguir de volta! :)

Beeeeijooos

re-becah .blogspot.com (JUNTAR O LINK)

youtube .com/user/blogdareh/featured (JUNTAR O LINK)

Deinha on 2 de dezembro de 2012 às 02:49 disse...

Verdade Carol, o engraçado é que de sexta para sábado eu sonhei que tinha comprado vários produtos de cabelo e acordei apavorada... parece simples mas é bom o alerta, precisamos ter controle em tudo na vida, pois sabemos que qqr coisa em excesso faz mal. Parabéns,achei super bacana vc falar sobre isso!! Abraços

Fefa on 2 de dezembro de 2012 às 12:35 disse...

Carol, esse post veio em um momento ideal, vc está na mesma sintonia que eu...já passei por esses questionamentos e pelo que pude ver, não fui a única.

O Miguel tocou em um ponto interessante, já tinha pensando nisso... e a Letícia, como sempre fada do cabelo, tbm a questão das trocas, esse foi o primeiro passo que dei para combater o consumismo e desperdício: trocar, experimentar com as amigas...aquilo que carinhosamente chamo de "contrabando", pq além de uma troca de produtos, sinto uma troca de carinho, de energia, é tão positivo, pq escolho trocar com as pessoas que gosto, se torna uma "corrente do bem", no final, estreitamos laços, né? Isso tem acontecido com vc, Di Lee e a Alê Rejuva.

Aliás eu e Alê tomamos decisões importantes: trocamos muita coisas, juntas descobrimos produtos, muito legal. Ela me ajudou a pensar q se me dou bem com uma linha ou marca, pra que ficar mudando e experimentando o tempo inteiro? assim, o espaçamento de mudanças radicais vai ser maior...quero dar mais tempo com o produto comigo para depois renová-lo por outro, sabe?

E com certeza...fica a frase da Deinha aqui em cima: o excesso faz mal...em tudo na vida, né?

E vamos embora nesse nosso universo de maravilhas!!! rs

Bjooo enorme Carol!

Karina Viega on 2 de dezembro de 2012 às 19:15 disse...

Carolizinha, estou sem palavras.
Também pensei bastante sobre isso recentemente.
Por mais "nobre" que seja o consumismo investigativo, creio que nosso money e nosso planeta merecem mais respeito.
Hoje olho o tanto de produtos de cabelo que tenho em casa e chego a sentir vergonha, pois sinceramente não sei qual é a barreira do doentio e temo já a ter burlado há tempos.

Estou contigo nessa, vou dar um break e consumir com responsabilidade!
Parabéns pela matéria.
Beijos Mil

http://acorda-bonita.blogspot.com.br/

Ana Matos on 3 de dezembro de 2012 às 18:07 disse...

Carol, eu penso assim:
Se não estou devendo ninguém, se não deixo nada meu pendente pra comprar, se não roubo ninguém posso comprar a vontade huahuahua.

Mas na verdade, coisas que não uso eu sempre dou!

http://www.anamatos.net/

Carolina Barbosa on 3 de dezembro de 2012 às 18:51 disse...

Re-becah, que bom que gostou do post! Vou lá visitar e conhecer seu cantinho tbm! Obrigada pela visita :a Beijos


Deinha,pois é Deinha, tudo em excesso faz mal! Fico feliz que tenha gostado do post, temos que ter consciência que nossas atitudes não afetam só a gente...Obrigada pela visita :a Beijos!



Fefa, pois é estamos na mesma sintonia! Vamos dar uma parada nas compras, o primeiro passo que são as trocas nós já começamos! Nosso querido contrabando! Tbm gostei sobre o que o Miguel, falou...Na verdade tudo na vida é um equilíbrio, se a gente tem demais é por que alguém tem de menos...Sem contar que adoro nossas troquinhas! Beijos e obrigada pela visita :g



Karina, pois é por mais que o consumismo investigativo seja "nobre" muitas vezes ultrapassamos a barreira do normal e aceitável...Vamos todas juntas no break de compras! haha Obrigada pela visita :a Beijos


Ana, Cada um tem uma forma de pensar né? Eu entendo sua posição, mas na verdade nossas ações não afetam somente a nós...Temos que pensar mais sobre isso. Obrigada pela visita :a Beijos!!

Anônimo disse...

Gente esse post é pra mim tbem,verdade qto mas temos mas queremos e sem precisarmos né,é bom parar pra pensar um pouquinho mesmo e parar com o consumismo 😘

Unknown on 26 de julho de 2017 às 07:45 disse...

Adorei o post fala tudo que to pasando compro muitos produtos e quando chega eu me arrependo de ter comprado não sei mais o que fazer ja dei ate meu cartão de credito pro meu marido e o de debito fica com o meu filho de 17 anos ele tem mais juízo do que eu se eu entra na net eu tenho que comprar algo vou tentar vencer esse vicio agora que vi esse post falando sobre astas coisas eu vou mudar com sertesa.

Postar um comentário

 

Química dos Cabelos Adaptação Cakes Hill