Pantenol, pró vitamina B5....

- 12/06/2012

Oi gente, tudo bem?

Hoje vou falar sobre uma molécula biológica muito importante!

O pantenol (e seus e análogos...)

O pantenol é um álcool precursor da vitamina B5, por isso ele também é chamado de pró vitamina B5. 


A vitamina B5, também chamada de ácido pantotênico pertence ao grupo das vitaminas do complexo B, é uma vitamina hidrosolúvel, ou seja, possui afinidade com a água, podendo ser solubilizada pela mesma.  Foi descoberta em 1933, e seu nome vem do grego Panthos, que significa “em todos os lugares’’, pois o ácido pantotênico em encontrado em todas as células do nosso corpo. 

O ácido pantotênico é encontrado em todas as células humanas, sob a forma de um co-fator enzimático muito importante, atuando no metabolismo e na produção de energia das células.

Do pantenol ao ácido pantotênico.

Como já falei ali em cima o pantenol é um álcool, e a oxidação de um álcool primário leva a formação de um ácido carboxílico. Ou seja, o pantenol é aplicado na pele e quando absorvido e metabolizado é transformado em um ácido carboxílico, mas precisamente ácido pantotênico.   

O ácido pantotênico puro é um líquido viscoso e higroscópico, ou seja, absorve água.  

O pantenol é muito utilizado em produtos cosméticos, em produtos para a pele, ele estimula o crescimento das células e com isso a renovação celular, além de manter a pele hidratada pois ele absorve água e retêm.  Justamente por estimular a renovação celular ele auxilia na cicatrização de feridas.

Pantenol e os cabelos

Por ser uma molécula pequena, ela penetra facilmente e lentamente na fibra capilar até chegar a raiz dos cabelos, onde em contato com a pele do couro cabeludo é metabolizado em ácido pantotênico. Como sabemos o cabelo é tecido morto e sendo assim não é capaz de metabolizar os ativos, já a pele é viva e possui capacidade de metabolizar os ativos. Porém muitas ações benéficas aos cabelos ocorrem ainda na forma de pantenol, ou seja, a forma não metabolizada.


Estudos comprovam que o uso do pantenol no couro cabeludo, promove o crescimento mais rápido dos cabelos, além de ajudar a formar fios mais fortes e espessos e atua também no combate a queda.

 O pantenol possui ação hidratante e umectante bem rápida, além de não apresentar aspecto gorduroso. Adiciona maciez e maleabilidade aos fios, justamente por sua propriedade de absorver água.

Utilizando a técnica de microscopia eletrônica, mediu-use o efeito do pantenol sobre os fios, e foi verificado que o mesmo espessa em até 10% o diâmetro dos cabelos.

Através da mesma técnica foi possível descobrir ainda as propriedade reparadoras do pantenol, os testes mostraram que a formação de pontas no corpo dos cabelos foi eliminada após o tratamento com uma solução aquosa de pantenol, ou seja, uma solução de água e pantenol.

O pantenol é capaz de espessar o fio devido a sua propriedade de absorver água do meio, ou seja, ele retêm a água nos fios e com isso os fios ficam “inchados” ou saturados de água e por isso ficam mais espessos. Além de ficarem mais macios, hidratados e com maior elasticidade.

Ele pode ser utilizado em cremes cosméticos, shampoos, e etc. em concentrações que variam de 0,5 % a 5 %.

         O pantenol existe em duas formas, o D-pantenol, e o DL- pantenol ambos são isômeros, que se diferem na sua forma. Sendo que o D-pantenol é duas vezes mais ativo fisiologicamente do que seu isômero DL.

         Então é isso, espero que tenham gostado de aprender um pouco mais sobre essa molécula super importante para os nossos cabelos. Eu adoro pantenol e me dou bem com quase todos os produtos que contenham essa molécula, assim que vejo ela nos ingredientes de algum produto já fico mais animada.


         Caso tenham dúvidas é só deixar nos comentários!

Obrigada a todos, beijos e até a próxima!

40 comentários:

Erika Nasch on 6 de dezembro de 2012 às 23:31 disse...

Carol, não sei pq, mas meu cabelo só gosta de pantenol na máscara. Todas as vezes que tentei usar ele puro nos fios, não gostei. Deu uma ressecada. Mas na máscara, uso 1 vez na semana. E acho mesmo que meu cabelo deu uma encorpada!! Ótimo post!
Bjks
http://clubedocabeloecia.blogspot.com.br

Eduardo Guedes on 7 de dezembro de 2012 às 02:50 disse...

Oi Carol Tudo Bem ? Uma Duvida Entao Aquele Famoso Bepantol Liquido è Pantenol (vitamina B5) ?

Vanessa Sial on 7 de dezembro de 2012 às 10:16 disse...

Perfeito Carol! bjsss

Esther Mara on 7 de dezembro de 2012 às 14:22 disse...

Carol, acredita que nunca comprei pantenol pra adicionar? Nem mesmo o bepantol líquido nunca experimentei... Mas também gosto de produtos (tanto de pele como de cabelo) que contenham pantenol!
Como sempre post mega explicativo e detalhado sem ser cansativo!!
Beijos

Fefa on 7 de dezembro de 2012 às 15:24 disse...

Carolzitaaaa,
Eu adoro máscaras com panthenol, o resultado é sempre tão bom...agora entendo o porquê. rs
Mas sabe que nunca testei o bepantol no cabelo? uso muito na cutícula a versão pomada (é excelente).

Bjs

Anônimo disse...

Carolzinha, gosto TANTO das suas matérias recheadas de química...
Nem sei o que dierz para complementar, o artigo está sumpimpa!!! ^.~
Beijos mil.

Carolina Barbosa on 8 de dezembro de 2012 às 12:12 disse...

Erika, acredita que eu nunca fiz H com bepantol? Já usei puro nos fios e gostei...Obrigada pela visita: Beijos


Mya, sim o famoso bepantol líquido nada mais é que pantenol (pró vitamina b5)! Obrigada pela visita :a beijos!



Vanessa, que bom que gostou! Obrigada pela visita :a Beijos


Esther, estava sentindo sua falta por aqui! Então não precisa comprar o bepantol líquido para adicionar a máscara, eu msm nunca testei assim. Só o fato de usar produtos com pantenol já é o suficiente! Obrigada pela visita:a Fico feliz que tenha gostado do post! Beijos



Fefa, to querendo comprar essa versão pomada para usar nas cutículas! Então nos cabelos eu também nunca usei, mas amo produtos com pantenol! Tudo que tem pantenol eu gosto muito, o moisture kick tem pantenol acho que é por isso que ele é tão bom....Obrigada pela visita:a Beijos!!!!



Acorda,Fico feliz que tenha gostado Karina! Obrigada pela visita:a Beijos

Unknown on 8 de dezembro de 2012 às 15:07 disse...

Adorei sua resenha, achei super completa e mto interessante. Bjks

Diana Lee on 8 de dezembro de 2012 às 15:41 disse...

Carol,

Adorei saber mais sobre a ação do Pantenol nos fios. Eu sempre gostei dele no meio da máscara, mas não sabia como funcionava.
Você sempre trazendo a luz para nós. rsrsr

Bjo!

Mulher sem Photoshop on 8 de dezembro de 2012 às 18:16 disse...

Que aula, Carol!
Quando vejo seus posts até me lembro de muita coisa da escola..rs
Bjo!

Lu

Angie on 8 de dezembro de 2012 às 19:13 disse...

Olá Carol, pois é eu estou usando o Bepantol Líquido e iria fazer a resenha em breve, com certeza vou citar esta sua postagem, não tem como não!!! Está maravilhosa!!!

Beijinhus

Andressa Gava on 8 de dezembro de 2012 às 19:40 disse...

Ah química, como eu te amo! *-*
AMEI a explicação, muito boa Carolina! Apesar de muita gente achar o contrário, saber disso é bom SIM, pois conhecimento nunca é de mais ;)
Beijos!

Débora Barreto on 9 de dezembro de 2012 às 14:30 disse...

Oi Carol, parabéns pelo blog! Tenho uma dúvida que me atormenta e ninguém consegue responder:vc sabe dizer se o Bepantol líquido pode ser usado antes da escova e chapinha? Será que a combinação Pantenol x calor pode reagir de forma negativa danificar os cabelos? Obrigada

Carolina Barbosa on 9 de dezembro de 2012 às 15:35 disse...

Annie, Fico feliz que tenha gostado! Obrigada pela visita :a Beijos

Diana, eu também amo pantenol, fico feliz que vc tenha gostado. Obrigada pela visita :a Beijos


Lu, pois é na maioria das vezes já aprendemos tudo isso e nos esquecemos de aplicar ao conhecimentos cabelísticos. hahaha Obrigada pela visita :a Beijos


Angie, o bepantol líquido é muito bom mesmo para uma infinidade de coisas! Fico feliz que tenha gostado, vou gostar muito de ser citada em seu post! Obrigada pela visita :a Beijos



Andressa, Sem dúvida conhecimento nunca é demais! Tem gente que não gosta dessa parte química mas ela é super importante! Fico feliz que tenha gostado! Beijos e obrigada pela visita:a


Débora, O pantenol líquido que é aquele bepantol né, não possui proteção térmica, e antes da chapinha devemos usar algum leave in com proteção. Acredito que vc pode passar um pouco de bepantol nos cabelos ainda úmidos, depois passar o leave in com proteção térmica e escovar ou pranchar sem problemas...Obrigada pela visita :a Beijos

Débora Barreto on 9 de dezembro de 2012 às 16:45 disse...

Obrigada Carol! Isso mesmo, me referi ao Bepantol. Sempre uso leave in com protecão térmica mas estava na duvida se poderia misturá-lo ao Bepantol antes de fazer escova. Bjos.

Lah on 10 de dezembro de 2012 às 21:33 disse...

Olá Carol! Gostei muito do post (pelo menos da parte sem química, porque a explicação química não entendi nada, como boa advogada que sou...rs). Tenho o bepantol líquido aqui, uma colher na hidratação está de bom tamanho?
Parabéns pela dedicação ao blog!

Moema Vianna on 11 de dezembro de 2012 às 07:23 disse...

Adorei o post e amo o bepantol *_*

Carolina Barbosa on 11 de dezembro de 2012 às 19:53 disse...

Débora, Acho que pode sim sem problemas! Beijos!!


Lah, Que bom que gostou do post, fico feliz! Então geralmente a medida de bepantol que usamos é uma tampinha que tem 5mL. Vc pode separar a quantidade de máscara que for usar num potinho a parte, geralmente uma colher ou duas colheres de sopa de máscara e acrescentar uma tampinha de bepantol cheia! Obrigada pela visita :a Beijos


Moemma, Que bom que gostou! Obrigada pela visita:a Beijos

CarolCanal on 12 de dezembro de 2012 às 17:30 disse...

Olá Carol!! Como vai?

Adorei o post, super completo e explicativo...
Eu vou procurar por mais produtos que tenham pantenol na formulação!

Beijokas

Unknown on 25 de fevereiro de 2013 às 19:24 disse...

Gostaria de experimentar, mas onde moro é difícil de encontrar bepantol liquido.:a

Unknown on 13 de junho de 2013 às 08:46 disse...

Ola Carol, gosto muito do seu blog e dos posts. Eu moro em Portugal e aqui não acho o bepantol liquido, será que você me poderia indicar um composição para eu mandar fazer numa farmácia de manipulação?
Obrigado!

Unknown on 4 de julho de 2013 às 20:06 disse...

Carolina, é possível mandar manipular em farmacia?
Se sim, como seria a formula?

Agradecida!

Natalie Primo

Unknown on 8 de julho de 2013 às 14:12 disse...

Carol eu posso usar diretamente no meu cabelo? No couro cabeludo? Me responde tá ..

yaha on 8 de agosto de 2013 às 13:10 disse...

A pro vitamina B5 è maravilhosa para pelle e cabelos. Sò nao uso de maneira alguma a pomada BEphantol... Nao gostei da ideia da vitamina boiando na parafina, lanolina e vaselina.

Unknown on 31 de dezembro de 2013 às 13:46 disse...

TB sou apaixonada por quimica, embora não seja proficional da área, gosto de estudar a respeito. Amei essa resenha, parabéns Carolina!!! Bjs...

GARBARELA BOLSAS on 7 de março de 2014 às 11:29 disse...

Onde comprar pantenol?

Unknown on 17 de outubro de 2014 às 10:30 disse...

Oi Carol gostaria de sabe se a minha filha de 6 anos pode usar o pantenol devido ao péssimo crescimento capilar gostaria de usar nela aquardo a resposta bjs obrigada.

Unknown on 12 de dezembro de 2014 às 23:36 disse...

Compre dpantenol puro na www.plim distribuidora.com.br

soraya 30 on 9 de março de 2015 às 21:20 disse...

Oi boa noite adorei o post, bem explicativo e adorei tbm saber que estou fazendo o certo pois comprei o pantenol puro e faço as diluições e tenho aplicado ele com spray no cabelo e no couro cabeludo e tenho sentido ele mais hidratados, estou ficando feliz de vê lo hidratados, macios e com balanços...
Adorei seu blog e acessarei sempre que possível.

Fernando Mineiro - BH - MG - Brasil on 18 de março de 2015 às 07:37 disse...

Posso usar dpantenol na dermatite seborréia?

Shopping Vendedor Autônomo on 2 de dezembro de 2015 às 12:03 disse...

compre online em: http://shopping.vendedorautonomo.com.br/shampoo/265-kit-pro-v-b5-phantenol-500ml.html

Eder on 22 de março de 2016 às 15:52 disse...

Eu trabalho em uma loja de essência, e vendo ele puro, Até eu estava usando não uso mais porque cresce demais o cabelo, fiz o meu próprio shampoo e adicionei achei ótimo. os cabelos ficam incríveis. as vezes ate diluo ele com água filtrada e borrifo no rosto antes de durmir.

Unknown on 29 de setembro de 2016 às 12:49 disse...

The God loves righteous and faithful , i wish you become one of them , best wishes to be guided to the truth
Jobs
nasihnetwork
free ads
advertise for free

Unknown on 11 de dezembro de 2016 às 19:23 disse...

Q maravilha saber q cresce muito o cabelo! 😂 É justamente o q quero, vou procurar aqui no RJ!

Márcia Valverde on 5 de fevereiro de 2017 às 19:57 disse...

Estou adorando o seu blogs. O meu cabelo é muito ressecado. O que vc acha de eu usar o Bepantol creme no cabelo? Obrigada e sucesso.

Unknown on 10 de maio de 2017 às 10:58 disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown on 10 de maio de 2017 às 11:03 disse...

Talvez não seja o pantenol que ressecou seus fios mas, sim os aditivos da fórmula da solução que são os conservantes ou algum tipo de parabeno utilizado para conservar o produto. Vou tentar comprar puro na farmácia de manipulação e diluir somente em água filtrada.

Unknown on 29 de junho de 2018 às 15:23 disse...

Boa tarde, Carol. Gostaria de saber se você possui as referências das informações utizadas no texto acima. Pois estou elaborando im projeto de bioquímica envolvendo o bepantol, porém preciso por referência no trabalho. Gostei muito desse material e se puder me ajudar serei grata.

Unknown on 15 de agosto de 2018 às 22:53 disse...

Trabalho com gel DENTAL hinode onde a nova fórmula contém pro vitamina b5 e é ótimo

Unknown on 9 de janeiro de 2019 às 13:24 disse...

Oi Karol Boa tarde. Gostaria muito que você me esclarecesse uma dúvida: A hinode fabrica um Gel dental e em sua composição tem a pró vitamina b5. O que essa vitamina vai fazer em meus dentes?

Postar um comentário

 

Química dos Cabelos Adaptação Cakes Hill