O que é pH? E qual sua importância nos nossos fios?

- 8/01/2012

          Oi gente! Nessa primeira postagem do blog que une química e cabelos, nada mais justo do que falar sobre um assunto tão comum as duas áreas. O pH!

         Tenho certeza que vocês já ouviram falar sobre pH e hoje eu  vou falar um pouco  mais sobre ele.

          Então vamos lá!

         O que é pH?

         pH é um sigla que significa potencial hidrogeniônico, ele tem esse nome pois  indica a concentração de íons H+ no meio.  De uma forma mais clara pH é um índice que indica a acidez, neutralidade ou alcalinidade de um meio qualquer.

       O ph possui uma escala que vai de 0 a 14. Sendo de 0 a 6,9 ácido; neutro em 7,0; e de 7,1 a 14 é considerado alcalino (ou básico). O pH é uma escala logarítmica, ou seja aumenta 10 vezes a cada unidade. Sendo assim o um pH 7 é 10 vezes maior que o pH 6. Deu pra entender?

        Beleza Carol, entendi o que é ph, mas e o que isso tem a ver com cosméticos????

       Tudo.

       Para cada região do corpo há um ph diferente, isso se deve as diferentes composições químicas e biológicas de cada região. O pH do nosso estômago é em torno 0,9 a 2,0; o pH da nossa pele é em torno 4,5 a 5,8 ; o ph dos cabelos é em torno de  4,2 a 5,8. E por aí vai.

        O pH e os cosméticos capilares:

       O pH ácido é capaz de selar as cutículas dos fios, um cabelo com as cutículas seladas e alinhadas é um cabelo capaz de reter a hidratação e os nutrientes nos fios, é um cabelo com brilho e saudável.
Por outro lado, o pH alcalino abre as cutículas, um cabelo com as cutículas abertas é o que chamamos de um cabelo poroso, é um cabelo que não é capaz de reter a hidratação ou qualquer tipo de nutriente, é um cabelo frágil e sem vida


 
        A primeira foto é um cabelo é um cabelo danificado com cutículas abertas, e a segunda é uma foto de um cabelo saudável com as cutículas alinhadas.

        Como o pH dos cabelos é em torno de 5. O ideal para shampoos é pH em torno de 5 e 6, dessa forma não há um dano grande as cutículas.

         Shampoos anti resíduos normalmente possuem pH em torno de 8, por isso ouvimos dizer que esse tipo de produto danifica os fios, pois ele abre bem as cutículas, mas se usado corretamente (leia-se uma vez a cada 15 dias, ou uma vez por mês) ou mesmo antes de tratamentos não causa danos aos fios, muitas pessoas gostam de usar anti resíduos antes de tratamentos justamente pelo fato dele abrir as cutículas, sendo assim o cabelo está pronto para receber o tratamento.

        Pessoas que possuem escova progressiva deve evitar shampoos anti resíduos, uma vez que a progressiva sela os fios, quando você lava com anti resíduos e abre as cutículas você retira mais rapidamente a progressiva. Por isso quem tem escova progressiva deve usar shampoos com pH de 5,0 a 6,0 (até 6,5 acho que não tem problema).
        Eu, tenho progressiva e as vezes, uso shampoo com pH neutro (7,0) ele causa uma leve dilatação nas cutículas sim (uma vez que, o pH do fio é em torno de 5 e o pH 7 seria 100 vezes maior do que o pH natural dos cabelos, lembra que falei que pH é escala logaritímica?)  mas não a um ponto que eu julgue danoso aos meus fios. Mas nós temos que ensinar o que é correto então...

        Aproveitando que falei sobre pH neutro, vou falar também sobre shampoos de bebê. Shampoo de bebê possui pH 7,2 que é o mesmo pH da lágrima, por isso não arde os olhinhos do bebê. Mas em adultos pode causar ressecamento quando usado com freqüência, mas se for usado uma vez por semana ou a cada 15 dias não vejo problemas.

       As Máscaras, condicionadores, e leave ins devem possuir um pH mais baixo ainda que o do shampoo, para selar as cutículas.

        Digamos você usa um shampoo com pH 5,5 é legal usar uma máscara com pH 3,5 a 4,5 para que "fechar" as cutículas que o shampoo "abriu". Ficou confuso?????

        Eu adoro máscaras com pH baixo, sempre deixam aquela sensação de cabelo molinho, derretido, quando usamos uma máscara ou condicionador que deixa o cabelo molinho, derretido é porque ele deixa nossas cutículas seladinhas

       Geralmente relaxamentos e colorações possuem pH alcalino, por isso eles danificam nossos fios.Muitos relaxamentos vem com uma passo chamado neutralização e geralmente esse passo é ácido, para restabelecer e reequilibrar o pH dos fios. Existem acidificantes no mercado, que devem ser usados depois de colorações e procedimentos desse tipo.

      Bom espero que vocês tenham gostado, e que eu tenha esclarecido algumas duvidas, caso eu tenha gerado mais duvidas, por favor deixem perguntas nos comentários.
Obrigada a todos vocês ! Um Beijo a todos!

69 comentários:

Thamara Marinho on 1 de agosto de 2012 11:12 disse...

Parabéns! Amei o post!:a

Dany on 1 de agosto de 2012 11:15 disse...

Muito esclarecedor seu post Carolina...
Parabéns e boa sorte com seu blog!

carolina barbosa on 1 de agosto de 2012 11:32 disse...

Obrigada! meninas!!!! :c

Liia on 1 de agosto de 2012 12:12 disse...

Carol, ficou tudo muito lindo!!!!
Que maravilha!!! Adorei!!!

Adorei o post, ficou tudo de bom, bem explicadinmho!!!

Conte comigo, viu!!!

Bjokas
Liia

Amanda on 1 de agosto de 2012 12:31 disse...

testando!

Amanda on 1 de agosto de 2012 12:35 disse...

Aeeeee deu certo!
E novamente parabéns pelo blog, pela postagem já vi que terá muito sucesso
bjs

PRODUTINHOS NO CABELO AND MAKEUPS on 1 de agosto de 2012 12:57 disse...

Sucesso! Já amo seus posts!
Beijos
Lucy

Nathália Aguiar on 1 de agosto de 2012 13:14 disse...

Oba .... já estou te seguindo !

beijos

http://naahrebeldia.blogspot.com.br/

emporiodeluxe on 1 de agosto de 2012 13:21 disse...

Oi Carol ;DD

Parabéns pelo blog :n

Já amei de cara, haha. Sempre tive muitas dúvidas em relação ao pH dos produtos, e não conseguia entender direito o que as pessoas explicavam, eiuhuahuehua... E agora consegui entender direitinho, adorei :c

Beijos, linda!

Paty

Estrela on 1 de agosto de 2012 13:24 disse...

Tá tudo bem explicadinho, amei ( ansiosa pelo proximo post).

Bjs

* CáaH Duarte on 1 de agosto de 2012 13:45 disse...

Ótima idéia ter criado um blog! Tenho certeza que irá curtir muito! Seguindo! Parabéns pelo post, realmente muita gente ainda não sabe a importância do PH... Beijãao!

cahbeleira.blogspot.com

Aline Cargnin on 1 de agosto de 2012 14:36 disse...

Tudo muito bem explicado!!!
Parabéns.

Vivian Oliveira on 1 de agosto de 2012 15:53 disse...

Super mega explicado! Parabéns pelo blog :D Beijos

cabelosesonhos on 1 de agosto de 2012 16:36 disse...

Olá Carolina

Otimo post. Que bom uma quimica na área dos cabelos.

Grande abraço e fica o convite para conhecer o CES.

morena jambo on 1 de agosto de 2012 17:37 disse...

Olá Carol, adoooooooooorei a matéria!!! Fico como louca lendo os rótulos dos cosméticos para ver esse tal PH, de preferência baixo, né, o nosso lindo cabelinho agradece!!! Super parabéns pelo Blog!!! Bjs

Ellen Ramos on 1 de agosto de 2012 17:55 disse...

Parabéns, sucesso amei o post.
Bjos

http://inlovecabelos.blogspot.com.br/

Diana Lee on 1 de agosto de 2012 20:01 disse...

Carol,

Parabéns pelo blog. Está lindoooo! *-*
Olha, te desejo todo sucesso do mundo.

Bjo!

Priscila Vitoria on 2 de agosto de 2012 00:33 disse...

Sou do Grupo Crono Capilar tb.
Adorei o post
Já estou te seguindo passa lá no meu cantinho para conhecer
Bjos
http://belezaesermulher.blogspot.com.br/

Só Se For de Rímel on 2 de agosto de 2012 13:33 disse...

Flor já to seguindo ...
também sou do grupo Cronograma...
Beijos

Pathy
http://soseforderimel.blogspot.com.br/

Pati Chagas on 2 de agosto de 2012 15:48 disse...

Carolina post muito bom parabéns, seu cantinho é lindo!

http://compreiuseieamei.blogspot.com.br/

Monnyii on 2 de agosto de 2012 18:17 disse...

Oba! Mais um blog sobre cabelo, ui, adoro :h
Já começou bem, adorei.
Sucesso! Bjuxxx :g
http://dicasfashionstylle.blogspot.com.br/

CarolCanal on 3 de agosto de 2012 10:45 disse...

Adorei o blog e o post.. Esse negócio de pH é bastante complicado.. rsrs

Tô seguindo já!!
contemrimel.blogspot.com.br

Thais S. on 26 de setembro de 2012 15:26 disse...

eu fiz escova progressiva com metilparabeno, mas ela é autorizada pela ansiva e comercializada então acho q nao tem problemas né? beijos

Carolina Barbosa on 26 de setembro de 2012 17:25 disse...

Thais S. Metilparabeno é conservante e até onde eu sei não alisa cabelo não. Provavelmente vc fez esc0ova com formol ou ácido glioxilico e falaram para vc que era de metil parabeno...Beijos

Juliana on 4 de outubro de 2012 23:31 disse...

OI Carolina ! Vim aqui através do Grupo Cronograma capilar do face e adorei o seu post, estava com muitas duvidas sobre o assunto e todas foram sanadas, só restou uma : é necessario utilizar o condicionador depois do tratamento? ou utilizar uma mascara com ph mais baixo que o shampoo já basta?
muito obrigada !!

Carolina Barbosa on 5 de outubro de 2012 12:02 disse...

Juliana, essa do condicionador é algo pessoal, muitas meninas sempre usam condicionador depois, eu só uso depois de máscara reconstrutora. O mais correto seria usar depois de todas as máscaras desde que o condicionador tenha um ph menor que o da máscara, mas muitas vezes as marcas não informam o ph dos produtos. O que vc pode fazer é usar um condicionador que vc conheça o ph e que seja bem baixo, a Haskell tem condicionadores de ph 3,5...Respondi sua dúvida? Obrigada pela visita :a Beijos

Juliana on 6 de outubro de 2012 03:24 disse...

Obrigada Carol !! Realmente é muito difícil encontrar produtos que informam o ph nos rótulos, mas li em algum lugar que uma menina entrou em contato com o sac e eles responderam...vou tentar tbm...
Já li muitas resenhas positivas sobre essa marca Haskell, vou arriscar !! hehehe...
Beijinhos e obrigada pela atenção, vou seguir teu cantinho, achei muito bacana !

Carolina Barbosa on 6 de outubro de 2012 12:42 disse...

Juliana, eu também ia te indicar isso para vc entrar em contato com o SAC deles, acho que quando a gente pressiona eles, funciona como um incentivo sabe a eles colocarem essa informação na embalagem...Obrigada por seguir! Volte sempre! Beijos!!! :g

Erika Nasch on 25 de outubro de 2012 23:28 disse...

Carolzinha,show de post!! Adorei a sua explicação e essa do shampoo de BB é novidd pra mim! Muito legal! Bjão!
http://clubedocabeloecia.blogspot.com.br

Coisa Phynna on 6 de novembro de 2012 12:39 disse...

Acho q n tem um dia q eu n leia esse post! Hahahahahah

Mr.MAaJ on 15 de dezembro de 2012 19:12 disse...

Estou pegando alguns trechos,espero que não se importe,continue assim com seu blog maravilhoso...
Meus parabéns.
MAaJ

Anderson Silva on 31 de janeiro de 2013 23:46 disse...

Olá,nossa adoro esse blog,só tem artigo bom,sempre que dá estou passando aqui,depois que meu amigo me recomendo nunca mais deixei de visitar,alguem sabe me falar se assim aqui é bom www.softwarecelularespiao.org ? abraços,assim que der eu volto pra comentar aqui no blog

Mª de Jesus on 13 de fevereiro de 2013 02:01 disse...

parabéns carol tirou muitas dúdidas obrigada bjos!

bruna inocente on 7 de março de 2013 13:37 disse...

Oi linda,adorei as dicas,tinha muita dúvida sobre PH,estou te seguindo beijos :G

Miron Fahiel on 10 de março de 2013 18:25 disse...

No shampoo para cabelos cacheados, qual deve ser o Ph?

pat nassiff on 23 de março de 2013 04:35 disse...

amei o post, eu estou com uma duvida, pode me ajudar?quero saber se quando usar mascara com ph baixo a necessidade de usar o condicionador depois? e se a mascara não tiver dizendo o ph, o que faço? não sei se isso tem haver mas me surgiu essa duvida rsrs. bjs!

Carolina Barbosa on 23 de março de 2013 13:58 disse...

Miron, para cabelos cacheados e para todos os tipos de cabelo o pH ideal é em torno de 5 a 5.5. Obrigada pela visita :a Beijos

Pat Nassiff, essa é uma dúvida de muitas pessoas, eu nem sempre uso, só uso o condicionador quando eu sinto que as escamas não estão muito seladinhas, e sinto que o cabelo precisa de mais maciez aplico o cond...Vc pode ligar para o SAC do produto e pedir que eles informem o pH tb,...Obrigada pela visita :a Beijos!

pat nassiff on 24 de março de 2013 01:49 disse...

ok!obg. bjoks!

Mônica Nascimento on 18 de abril de 2013 21:11 disse...

Adorei!!!!!! Extremamente esclarecedor!!! tenho cabelos bastante processados quimicamente e este HELP foi tudo. Valeu, Beijinhos.

Flávia Di Domenico on 23 de abril de 2013 18:59 disse...

Muito bom, mas como saber o PH, de cada produto, como vem descrito na embalagem?

Christiane Sabino on 11 de maio de 2013 17:26 disse...

Gostei muito do post, sinto que aprendi ainda mais.
O único problema ao meu ver, é que nem sempre os produtos dizem o seu ph.
Beijocas!!!

Unknown on 6 de junho de 2013 16:44 disse...

Olá, adorei o seu blog, vc é super embasada! :D
Eu entendi a questão do PH, no caso eu tenho progressiva então tenho que comprar produtos de 5 a 6 correto ?
Só que a minha progressiva não é da que lava no mesmo dia, é aquela que tem que neutralizar. Vc falou sobre neutralização no final, mas eu n entendi bem.

Miguel Santos Fontes on 28 de junho de 2013 23:48 disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Afrodite on 29 de junho de 2013 20:18 disse...

Melhor explicação que ue encontrei a net. Valeu!

Katiaemario se amam on 5 de julho de 2013 10:46 disse...

caramba mais explicado que isso impossivel, adorei bjussss!!!

Ana Paula Aguiar on 10 de julho de 2013 15:03 disse...

Amei seu post, super esclarecedor.
Adorei conhecer esse espaço, voltarei sempre.
Seguindo aqui.
Bjks,
http://naturalmentelinda-nl.blogspot.com.br/

Francimara Silva on 29 de julho de 2013 09:37 disse...

Para quem tem cabelos cacheados e volumosos qual seria o shampoo e o ph correto?

Lecia on 19 de agosto de 2013 10:23 disse...

Aprendi muito com suas explicações Carolina... Obrigada... Bjssss

Beyoncé knowles on 5 de setembro de 2013 20:56 disse...

Adorei o post,agora eu sei o que é ph,mas preciso saber: Ele afina os cabelos?

Jessica S. Freitas on 5 de setembro de 2013 22:31 disse...

Parabéns ficou ótima suas explicações!

luceny freitas on 17 de setembro de 2013 23:15 disse...

Agora vou repassar essa informação para minhas futuras clientes de escova progressiva. Só me resta identificar o ph nos produtos p cabelo.

luceny freitas on 17 de setembro de 2013 23:16 disse...

Agora vou repassar essa informação para minhas futuras clientes de escova progressiva. Só me resta identificar o ph nos produtos p cabelo.

Vanessa Ribeiro on 2 de outubro de 2013 12:08 disse...

Adoreeeeei.Tive uma aula ontem sobre isso e não entendi nada ,depois que li seu blog me acalmei pois estava desesperada kkk.Muito obrigado!!

Samara Souza on 31 de outubro de 2013 22:38 disse...

muito bom mesmo. amei seu post tava precisando mesmo saber sobre ph. como usar meus cabelo todos creme que uso meu cabelo fica opaco horrivel de pentearse vç tiver uma dica, ai pra mim colega aceito... abraços

Samara Souza on 31 de outubro de 2013 22:39 disse...

muito bom mesmo. amei seu post tava precisando mesmo saber sobre ph. como usar meus cabelo todos creme que uso meu cabelo fica opaco horrivel de pentearse vç tiver uma dica, ai pra mim colega aceito... abraços

Raquel Oliveira on 13 de novembro de 2013 17:06 disse...

Obrigada por tirar minhas duvidas, muito bem explicado

glaucia amaral on 22 de novembro de 2013 13:04 disse...

Adorei carol..mto bem explicado mto obrigado mesmo...bjo flor ate !!!

carla meirelles on 22 de novembro de 2013 19:59 disse...

ola boa noite estou usando shampoo profissional macadamia ph 6 a 6,5 este ph é bom???
quando shampoo nao vem escrito com sei qual é o ph????

carla meirelles on 22 de novembro de 2013 19:59 disse...

carlameirelles2008@hotmail.com

carla meirelles on 22 de novembro de 2013 20:00 disse...

ola boa noite estou usando shampoo profissional macadamia ph 6 a 6,5 este ph é bom???
quando shampoo nao vem escrito com sei qual é o ph????

regina on 5 de dezembro de 2013 23:30 disse...

olá, carol
só agora vim descobrir esta MARAVILHA de blog! parabéns!
a propóstito de medir o ph das máscaras, comprei aquelas 100 tirinhas da merck de ph 1 a 14 para medir o ph. mas não estou sabendo manuseá-la. é so enfiar nas máscara e deixar quantos minutos? tem que ficar segurando a tira? não estou conseguindo aferir. o ph tá dando igual pra todas... por favor, vc sabe como utilizá-la? diz pra mim. grata, regina

Carolina Barbosa on 6 de dezembro de 2013 19:30 disse...

Oi Regina tudo bem? Fico feliz que goste do blog, essas fitinhas da Merck são ótimas, mas eu sempre medi o pH de soluções com ela, as máscaras são mais cremosas talvez seja mais dificil...Mas acredito que isso não seja problema, vc coloca elas na máscara ou no shampoo e aguarda uns 30 segundos ela muda de cor na hora...ai Depois é só comparar com faixa da caixinha. É assim mesmo, sem segredos se não tiver conseguindo medir pode ser por conta da textura da máscara mesmo...Beijos!

Helena Candeias on 16 de dezembro de 2013 15:17 disse...

Olá, meu cabelo é oleoso e baço e fica espigado facilmente, por isso nunca conseguia ter cabelos muito compridos como gostaria, isto durante 30 anos; Hoje tenho o cabelo comprido , brilhante e nunca mais espigou, Tudo por causa de usar SEMPRE shampoos de PH NUETROS , antes disso tinha usado de tudo , desde biologicos,naturais , de marcas de renome, de todos ph 4 a 6 e nada fazia bem , porisso lamento dizer que essa conversa é de interesses de LOBBIES !!

Vania Tammerik on 23 de dezembro de 2013 22:57 disse...

Finalmente entendi o que é o PH para os cabelos! Obrigada!!

Bruna Maria ♥ on 12 de janeiro de 2014 10:44 disse...

Oii!
Nossa, amei seu post! Ao mesmo tempo que vc dá informações técnicas, também explica de um modo simples e fácil de entender!
Não sabia que o pH influenciava tanto nos cabelos... vou começar a prestar atenção!
Beijoss

Fragmentos Femininos

Francisco Silva on 22 de janeiro de 2014 10:59 disse...

Tenho um blog sobre cabelos e gostei muito da sua postagem, bem esclarecedora, realmente é muito importante saber sobre ph pois impacta muito no resultado do tratamento ou química.

Está de parabéns

Meu Blog: http://cabeloetcia.blogspot.com.

Bia Francesa on 25 de janeiro de 2014 01:08 disse...

Gostei muito.
Agradeço!
Muito importante acompanharmos estes blogs para esclarecermos nossas dúvidas.

Parabéns!

Unknown on 29 de janeiro de 2014 07:03 disse...

Super simples e esclarecedor! Parabéns ....

Lia Carla Daboit on 4 de abril de 2014 20:13 disse...

amei

Postar um comentário

 

Química dos Cabelos Adaptação Cakes Hill