Shampoos e condicionares...Será que existe shampoo hidratante?

- 10/31/2012

Oi gente, tudo certo?

O post de hoje é sobre a ação dos shampoos e condicionadores...
E ainda:
Será que shampoo hidratante existe, ou é tudo invenção da indústria?



Nesse post aqui, eu falei um pouco sobre os shampoos, mas hoje vou falar mais quimicamente sobre eles. Então se prepara que tem muita química na jogada, haha.

Os shampoos e condicionadores são mais parecidos do que imaginamos. Ambos possuem em sua formulação moléculas chamadas  surfactantes ou  tenso-ativos.  

Os surfactantes, ou tenso-ativos são compostos que possuem atividade na superfície da interface entre duas fases, tais como óleo-água, ou seja eles podem interagir tanto com gorduras (apolares) e com água (polar).

As moléculas de surfactantes por sua vez, possuem duas regiões diferentes: Uma região apolar, outra apolar ou iônica. Eles podem ser classificados em: Neutros ou iônicos.

Os iônicos, podem ser: Catiônicos, nos catiônicos os cátions da molécula é a região tenso ativa ; aniônicos, nos aniônicos os ânions da molécula é que é a região tenso ativa; anfóteros, nos anfóteros, dependendo do pH da solução, ele pode apresentar grupos aniônicos, catiônicos ou neutros (não-iônicos).

Os surfactantes Não-iônicos (neutros) possuem uma região hidrofílica com um  ou mais  grupos  polares.

Simplificadamente, os surfactantes são moléculas capazes de interagir com a água e também com moléculas não solúveis em água (como óleos, gorduras, silicones insolúveis, etc.) graças a essa propriedade elas são capazes de carrear a sujeira dos nossos cabelos, pois se ligam as “sujeiras” (óleos, gorduras, excesso de produto como silicones e etc) e também se ligam a água, sendo carreadas por ela.



Os shampoos possuem surfactantes aniônicos. Quando o nosso cabelo está sujo, ele contém óleo, tanto do nosso suor, quanto dos produtos de cabelo que usamos e também de uma série de partículas de poeira que se aderem á superfície dos fios.  Essa mistura de óleos/sujeira é insolúvel em água, por isso a necessidade de usar shampoo no banho, pois os surfactantes ajudam a “solubilizar” a sujeira, e com isso a ela pode ser levada pela água.

Porém os surfactantes aniônicos formam complexos muito estáveis com polímeros neutros ou proteínas, que é justamente o caso da queratina. Sendo assim depois do uso do shampooo cabelo fica carregado eletrostaticamente, devido a repulsão entre as moléculas negativas carregadas, aderidas ao cabelo. Os fios carregados negativamente repelem-se (cargas opostas se atraem, cargas iguais se repelem) embaraçando-se uns nos outros e adquirindo um aspecto áspero e arrepiado.


É justamente aí que entra o condicionador! O condicionador possui surfactantes catiônicos, que interagem fracamente com polímeros neutros e proteínas, ou seja interage fracamente com a queratina. E são capazes de arrastar e carrear as moléculas de shampoo que ainda estão nos cabelos, por apresentar cargas positivas o condicionador neutraliza as cargas negativas que foram depositadas nos cabelos pelo shampoo, e com isso ele diminui a repulsão entre os fios. Os íons positivamente carregados se aderem aos fios, formando uma película uniforme, essa película tem uma forte atração pela água. É por esse motivo que os fios ficam mais úmidos, fáceis de pentear e mais macios.


Nos condicionadores também estão presentes substâncias oleosas, como óleos vegetais, manteigas vegetais, lanolina, ceramidas e etc. para repor a oleosidade que foi extraída com o shampoo.

Basicamente, todos os condicionadores devem possuir: Poder antiestático, para reduzir a eletricidade estática, facilitando assim o pentear. Eles também deve possuir um poder engordurante, para repor os lipídeos que o shampoo possa ter tirado em excesso. E é claro um pH ácido, pois muitas vezes o surfactante aniônico tem um pH elevado, que abre as cutículas, e usando um condicionador de pH baixo, há o fechamento delas.  


Shampoo “2 em 1” e shampoo hidratante...

Os chamados shampoos, "2 em 1" prometem realizar uma limpeza e hidratação ao mesmo tempo, ou seja um efeito de shampoo e condicionador.

         Como eu disse ali em cima, os shampoos e condicionadores são espécies de cargas opostas, sendo assim se eles fossem misturados ocorreria uma atração eletroestática e nenhum dos dois conseguiria desempenhar sua função.

Em geral os shampoos “2 em 1” ou shampoos hidratantes, possuem em sua fórmula surfactantes neutros, ou surfactantes aniônicos junto com compostos oleosos e hidratantes  que visam minimizar o efeito eletroestático criado por um shampoo normal. E com isso dão “tratam” os fios enquanto lava, e também minimizam as agressões causadas pelo surfactante.
Bom, gente é isso. Em um próximo post falarei sobre os surfactantes de sulfato.

Espero que tenham gostado, qualquer dúvida é só deixar nos comentários!

Obrigada a todos, beijos e até a próxima!

24 comentários:

miss m on 31 de outubro de 2012 às 13:07 disse...

Muito legal o post! :n

Unknown on 31 de outubro de 2012 às 13:09 disse...

Fantástico post Carol... bem q eu imaginava quando meu marido misturava nas mãos o shampoo e o condicionador que aquilo ia dar m.... hahaha, foi muito bacana saber como funcionam os companheiros de banho de praticamente todos os dias!!!
Beijo grande

miss m on 31 de outubro de 2012 às 13:15 disse...

aaaaaaaa e deixei um comentário no outro post sobre shampoo q vc relacionou neste! Achei q teria mais a ver lá!

Fefa on 31 de outubro de 2012 às 14:10 disse...

Se gostei? eu simplesmente amei, tanto que no final pensei: aaaaah já acabou??? rs.

Vou adorar essa sequência de posts, perfeita! Eu estava falando ontem com a Di que não consigo abolir totalmente os sulfatos, por isso intercalo entre shampoo com sulfato e os sem sulfato, explico: se uso todo dia com sulfato, meu couro cabeludo descama. Se deixo de usar, coça por causa da oleosidade. Aí fico intercalando os shampoos, sabe? ô vida. kkkk

Cakes Hill on 31 de outubro de 2012 às 22:06 disse...

Muito legal a abordagem Ca, adorei. Eu não acredito muito não em shampoos que prometem HIDRATAÇÃO, e prometem ser 2em1. Bjs <3

Vamos Bonitas on 31 de outubro de 2012 às 22:11 disse...

Ótimo post..inclusive estava lendo um artigo exatamente sobre isso..xampu e condicionador..
Agora eu tenho uma dúvida..no final, n entendi bem..o shampo 2 em 1 não faz o que o xampu e o condicionador fazem separado..até ai tudo bem.
Mas e os xampus hidratantes, aqueles leitosinhos que usamos nesse sentido..eles não fazem o que prometem tb?
Beijos, Carol!

Ana Raquel on 31 de outubro de 2012 às 22:25 disse...

Muito bom o post! :a

Bjs

Erika Nasch on 31 de outubro de 2012 às 22:41 disse...

Carol, nem preciso dizer que ameeeeeeeiii né?
:n :n :n
Me surgiu uma dúvida... e no caso de um shampoo normal que deixa o cabelo molinho, tipo o Tresemmé?
É por causa dos óleos tbm? Bjks
http://clubedocabeloecia.blogspot.com.br

Deinha on 31 de outubro de 2012 às 22:59 disse...

To com a Fefa, gostei tanto que não queria que o post tivesse acabado!!! Beijão!!

Maressa on 1 de novembro de 2012 às 00:00 disse...

Post MARAVILHOSO!

Vanessa Sial on 1 de novembro de 2012 às 00:35 disse...

Que qula maravilhosa!!!! Sempre aprendo tsnto com vc. É por essas e outras q eu super indico seu blog. bjss

Juh Ribeiro on 1 de novembro de 2012 às 01:47 disse...

Amei o post flor ...Tô viciada no seu blog!:n
beijos!♥
http://wwwcantinhovaidoso.blogspot.com.br/

Fefa on 1 de novembro de 2012 às 08:46 disse...

Deinha: beijoooooooooooooooooooooooo

Carolina Barbosa on 1 de novembro de 2012 às 10:50 disse...

Miss m, que bom que gostou! Obrigada pela visita :a Beijos!


Paula, Fico feliz que tenha gostado quando eu estava fazendo pequisa para o post eu adorei! Obrigada pela visita :a Beijos


Fefa, eu tbm vou começar a fazer isso, vou intercalar. Aliás eu estava pensando sobre isso hoje, o único shampoo sem sulfato que eu tenho é aquele da Matrix, to pensando em comprar mais um para intercalar com os meus com sulfato...To pensando no delicate color da loreal, por que ele é transparente. Mas como vc faz? Lavagem sim e lavagem não que vc intercala? ou vc faz 2 lavagens seguidas com um sem sulfato e depois faz 2 seguidas com um com sulfato?? Beijos e obrigada pela visita :g


Spray, pois é Cakes na verdade eles agridem menos quando limpam por conta dos agentes condicionantes usados...Eu amo esse tipo de shampoo por sinal! Obrigada pela visita :a Beijos!


Elaine, os "shampoos hidratantes" promovem uma limpeza menos agressiva por conta dos agentes hidratantes que ele possui, muitas vezes eles possuem silicones, ceramidas, óleos vegetais, manteigas vegetais...Então ao mesmo tempo que eles limpam eles tbm já possuem agentes de tratamento, por que a própria limpeza já pode danificar um pouco os fios entendeu? Eu gosto dos shampoos hidratantes e não abro mão deles! Beijos! E obrigada pela visita :a


Ana, Que bom que vc gostou! Obrigada pela visita :a


Erika, Fico feliz que vc tenha gostado! Sim os shampoos hidratantes dão essa sensação de tratamento por conta dos silicones, ceramidas vitaminas, etc que eles possuem em sua composição. Com esses shampoos o tratamento já começa na lavagem. A própria limpeza com sulfatos já é um agressão, quando existem agentes condicionantes já no shampoo eles já promovem um tratamento prévio,um tratamento pequeno comparado ao da máscara mas não deixa de ser um tratamento...Obrigada pela visita :a Beijos!!


Deinha, Vou fazer mais posts assim! Que bom que vcs gostaram, eu fiquei na dúvida se ia agradar, por conta do conteúdo de química que algumas pessoas não gostam...Mas voces meus leitores lindos gostam e isso me deixa muito feliz! Obrigada pela visita :g


Maressa, Fico feliz que vc tenha gostado! Obrigada pela visita :a Beijos!


Vanessa, Que bom que vc gostou! Obrigada pela visita e por indicar o blog! :a Beijos!!!


Júh, Fico feliz que esteja gostando do blog! Obrigada pela visita :a Beijos!!

Fefa e Deinha, beijos!!!! hahahaha

Alessandra on 1 de novembro de 2012 às 13:22 disse...

Olá como vai ,vim fazer uma visita no seu cantinho e convidar vc para
conhecer minha lojinha virtual, se eu não ti convidar como vc pode me conhecer
não é mesmo , me desculpe se por uma acaso este recadinho te incomodar ,é que é o único jeito de
fazer convites, é que tem pessoas que não gostam de links nas
postagem então me perdoe se incomodar e se acaso já passei por aqui e fiz este convite me perdoe duas
vezes mas ficaria muito feliz com sua visita
www.vivendoartes-aleartes.com.br
fico esperando por vc
até mais

Ana Matos on 1 de novembro de 2012 às 13:49 disse...

Adorei, super informativo.

Isso lembra o quanto importa o uso do condicionador, mas algumas pessoas ainda insistem em não usar!!


http://www.anamatos.net/

Unknown on 1 de novembro de 2012 às 19:12 disse...

Como sempre arrasou Carol, Bjosss

http://inlovecabelos.blogspot.com.br/

Carolina Barbosa on 1 de novembro de 2012 às 20:53 disse...

Alessandra, vou conhecer seu cantinho sim, obrigada pela visita:a


Ana, eu não uso condicionador só máscara, mas nesse caso a maioria das máscara também possuem os agente antiestáticos. Obrigada pela visita :a Beijos!

Carolina Barbosa on 1 de novembro de 2012 às 23:47 disse...

Ellen, muito obrigada! :a Beijos!

Fefa on 2 de novembro de 2012 às 10:46 disse...

Carol,
Eu faço lavagem sim e não...=D

Já viu seu email da BNW, hj? VEJA.

Unknown on 26 de julho de 2013 às 19:11 disse...

adorei mais to enduvida qual shanpu usar no meu cabelo pois ele e resecado e ao mesmo tempo oleoso nas pontas seco e na rais oleoso um tedio oq posso usar hum bju naty

Unknown on 30 de janeiro de 2016 às 16:13 disse...

Gostei Muito! Mas xampus 2 em 1 na minha opinião não funciona!

Unknown on 30 de janeiro de 2016 às 16:24 disse...

Gostei Muito! Mas xampus 2 em 1 na minha opinião não funciona!

Ana Maria on 3 de junho de 2016 às 00:22 disse...

sempre quis saber mais sobre os produtos de cabelo, assim como vc esta explicando. amei. continue sempre fazendo suas colocações sobre todosssss os produtinhos. Tbm sou viciada em cabelos e pele...amo amo amo.Alias posso te dar umas dicas de mais colocações: Máscara hidratante Inner restore da senscience; amo ela demais.Mas é impressionante como falsificam ela...afs. (ô raiva!!!), óleo moroccanoil original e light. Vou organizar m melhor e te mandar...rs
1. Loreal Profissional Fiberceutic AMPOLA
2. Loreal Profissional Cristalceutic Injection Ampola
3. Glimmer shine spray 100ml moroccanoil
4. Sebastian Potion 9 Styling Treatment Estilizador de cabelos
5. Moroccanoil Restorative Hair Mask Máscara de Reconstrução
6. Lola Creoula Cachos Perfeitos Super Creme de Pentear
7. Kerastase Resistance Máscara Força Architecte
8. Kerastase Resistance Ampola Vita Ciment
9. Moroccanoil Óleo Argan de Tratamento
10. Moroccanoil Brilho Reflexivo Glimmer Shine
11. Loreal Profissional Vitamino Color Shampoo
12. Loreal Profissional Fiberceutic Sérum
13. Loreal Profissional Cristalceutic Injection
14. Loreal Profissional Absolut Repair Pós Química Selador
15. Lola Creoula Cachos Perfeitos Super Creme de Pentear
16. Tinta fantasia la riche – Direction- Cor:Mandarim
17. tintas keune
18. sh-rd NPPE leave-in
19. shampoo jhonssons
20. queratina liquida Niely gold e fina flor

E essas são só algumas das que uso...por que tem muito mais...rs
Depende do tratamento q faço no cabelo.
Eles são enormes, mas cortei esses dias um palmo. Eles estão na cintura, são ruivinhos e cacheados.

Postar um comentário

 

Química dos Cabelos Adaptação Cakes Hill