O que é pH? E qual sua importância nos nossos fios?

- 8/01/2012

          Oi gente! Nessa primeira postagem do blog que une química e cabelos, nada mais justo do que falar sobre um assunto tão comum as duas áreas. O pH!

         Tenho certeza que vocês já ouviram falar sobre pH e hoje eu  vou falar um pouco  mais sobre ele.

          Então vamos lá!

         O que é pH?

         pH é um sigla que significa potencial hidrogeniônico, ele tem esse nome pois  indica a concentração de íons H+ no meio.  De uma forma mais clara pH é um índice que indica a acidez, neutralidade ou alcalinidade de um meio qualquer.

       O ph possui uma escala que vai de 0 a 14. Sendo de 0 a 6,9 ácido; neutro em 7,0; e de 7,1 a 14 é considerado alcalino (ou básico). O pH é uma escala logarítmica, ou seja aumenta 10 vezes a cada unidade. Sendo assim o um pH 7 é 10 vezes maior que o pH 6. Deu pra entender?

        Beleza Carol, entendi o que é ph, mas e o que isso tem a ver com cosméticos????

       Tudo.

       Para cada região do corpo há um ph diferente, isso se deve as diferentes composições químicas e biológicas de cada região. O pH do nosso estômago é em torno 0,9 a 2,0; o pH da nossa pele é em torno 4,5 a 5,8 ; o ph dos cabelos é em torno de  4,2 a 5,8. E por aí vai.

        O pH e os cosméticos capilares:

       O pH ácido é capaz de selar as cutículas dos fios, um cabelo com as cutículas seladas e alinhadas é um cabelo capaz de reter a hidratação e os nutrientes nos fios, é um cabelo com brilho e saudável.
Por outro lado, o pH alcalino abre as cutículas, um cabelo com as cutículas abertas é o que chamamos de um cabelo poroso, é um cabelo que não é capaz de reter a hidratação ou qualquer tipo de nutriente, é um cabelo frágil e sem vida


 
        A primeira foto é um cabelo é um cabelo danificado com cutículas abertas, e a segunda é uma foto de um cabelo saudável com as cutículas alinhadas.

        Como o pH dos cabelos é em torno de 5. O ideal para shampoos é pH em torno de 5 e 6, dessa forma não há um dano grande as cutículas.

         Shampoos anti resíduos normalmente possuem pH em torno de 8, por isso ouvimos dizer que esse tipo de produto danifica os fios, pois ele abre bem as cutículas, mas se usado corretamente (leia-se uma vez a cada 15 dias, ou uma vez por mês) ou mesmo antes de tratamentos não causa danos aos fios, muitas pessoas gostam de usar anti resíduos antes de tratamentos justamente pelo fato dele abrir as cutículas, sendo assim o cabelo está pronto para receber o tratamento.

        Pessoas que possuem escova progressiva deve evitar shampoos anti resíduos, uma vez que a progressiva sela os fios, quando você lava com anti resíduos e abre as cutículas você retira mais rapidamente a progressiva. Por isso quem tem escova progressiva deve usar shampoos com pH de 5,0 a 6,0 (até 6,5 acho que não tem problema).
        Eu, tenho progressiva e as vezes, uso shampoo com pH neutro (7,0) ele causa uma leve dilatação nas cutículas sim (uma vez que, o pH do fio é em torno de 5 e o pH 7 seria 100 vezes maior do que o pH natural dos cabelos, lembra que falei que pH é escala logaritímica?)  mas não a um ponto que eu julgue danoso aos meus fios. Mas nós temos que ensinar o que é correto então...

        Aproveitando que falei sobre pH neutro, vou falar também sobre shampoos de bebê. Shampoo de bebê possui pH 7,2 que é o mesmo pH da lágrima, por isso não arde os olhinhos do bebê. Mas em adultos pode causar ressecamento quando usado com freqüência, mas se for usado uma vez por semana ou a cada 15 dias não vejo problemas.

       As Máscaras, condicionadores, e leave ins devem possuir um pH mais baixo ainda que o do shampoo, para selar as cutículas.

        Digamos você usa um shampoo com pH 5,5 é legal usar uma máscara com pH 3,5 a 4,5 para que "fechar" as cutículas que o shampoo "abriu". Ficou confuso?????

        Eu adoro máscaras com pH baixo, sempre deixam aquela sensação de cabelo molinho, derretido, quando usamos uma máscara ou condicionador que deixa o cabelo molinho, derretido é porque ele deixa nossas cutículas seladinhas

       Geralmente relaxamentos e colorações possuem pH alcalino, por isso eles danificam nossos fios.Muitos relaxamentos vem com uma passo chamado neutralização e geralmente esse passo é ácido, para restabelecer e reequilibrar o pH dos fios. Existem acidificantes no mercado, que devem ser usados depois de colorações e procedimentos desse tipo.

      Bom espero que vocês tenham gostado, e que eu tenha esclarecido algumas duvidas, caso eu tenha gerado mais duvidas, por favor deixem perguntas nos comentários.
Obrigada a todos vocês ! Um Beijo a todos!

193 comentários:

Postar um comentário

 

Química dos Cabelos Adaptação Cakes Hill